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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41270

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Título: A educação infantil e os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico: o processo de avaliação para o desenvolvimento das crianças.
Autor(es): SILVA, Rafaela Izabela Liberal da
Palavras-chave: Educação infantil; Avaliação educacional; Prática de ensino
Data do documento: 26-Jan-2016
Citação: SILVA, Rafaela Izabela Liberal da. A educação infantil e os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico: o processo de avaliação para o desenvolvimento das crianças. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A avaliação na educação infantil deve ser contrária a uma concepção de julgamentos de resultados. Contudo o que se evidência é a distorção dessa perspectiva, no que concerne ocorrer cada vez mais à adoção por instituições de educação infantil modelos da prática avaliativa tradicional das etapas posteriores. Para tanto o modelo classificatório não pode se fazer presente na educação infantil, principalmente porque a avaliação deve estar continuamente a serviço da prática pedagógica para melhorá-la e, em consequência, favorecer e otimizar a aprendizagem e o desenvolvimento. Neste contexto este estudo teve como objetivo geral compreender os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico no processo de avaliação das crianças da Educação Infantil. Para realizarmos a discussão da questão de nosso estudo, utilizamos autores como Hoffman (1996), Kramer (1996), Freitas (2005). Para tanto nossa pesquisa foi realizada em uma escola Municipal da cidade de Cachoeirinha-PE. Como metodologia fizemos usos de entrevistas semi-estruturadas e observação e para análise de dados utilizamos a análise de conteúdo Bardin (1977). Os dados levantados apontam a necessidade de que haja, no Sistema Municipal de Ensino, uma maior discussão acerca dos instrumentos avaliativos, se possível construindo-os coletivamente com os professores. Foi possível perceber a partir da pesquisa que a avaliação na educação infantil nessa instância está se aproximando muito de interesses mercadológicos, quando essa adotou um tipo de avaliação que tem como marco demonstrar resultados e isso é um equívoco, em especial se tratando de educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41270
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